sábado, 18 de dezembro de 2010

Globalização desportiva e mercado global - Alternativa e oportunidades-


Como espectador do fenómeno desportivo, assisto à dificuldade de inúmeros clubes regionais conseguirem patrocínio para as suas actividades.
Em tempos, os empresários associavam-se ao seu clube e obtinham projecção da sua marca. O desporto era um exercício de paixão e um bom negócio, com retorno, embora sem planeamento e estratégia de marketing.
O desporto espectáculo dava os primeiros passos. Culmina no inevitável desporto indústria, com o aparecimento das SAD-Sociedades Anónimas Desportivas, cotadas em bolsa.
Foi desaparecendo aos poucos a noção de clube regional. Passou-se orgulhosamente a vestir outra camisola que não a do clube lá do bairro.
Nesta realidade o empresário viu-se arredado da oportunidade de obter um retorno que o satisfizesse. Os maiores e mais fortes, fundiam-se em multinacionais, e competiam entre si para ocuparem esse espaço publicitário, junto das SAD.
O clube regional, há muito moribundo, arrastava-se, tentando sobreviver e continuar a sua acção social. Antes, pólo de formação, vê-se a braços com o aparecimento de entidades privadas, no mesmo ramo, especializadas, cujo único propósito será o lucro.
Além de perder os seus adeptos, o nosso clube perdeu também os seus atletas.
A abertura de fronteiras, trouxe mobilidade, acesso à informação e a exigência aumentou.
A necessidade de estratégia, quer do clube, quer do empresário local é essencial no mundo global. No cenário que apresento é difícil, senão impossível usar exclusivamente o futebol como veículo de implementação no mercado global. Não dá garantias de que o clube em que se apostou garanta o sucesso nas competições, restringindo a presença junto do público, isto é, junto do mercado.
O preço da publicidade tende a inflacionar-se e a monopolizar-se cada vez mais, fruto das leis básicas da oferta e da procura, condicionando a internacionalização das médias empresas.
Desde algum tempo que as marcas estrangeiras usam o desporto para chegarem a um grande numero de consumidores. E fazem-no com um plano de marketing empresarial bem delineado.
Neste enquadramento, o ciclismo, desporto popular na região, consegue cativar além fronteiras a atenção para marcas. Beneficia de maior atenção por parte dos media estrangeiros e a utilização da bicicleta goza de maior representatividade na Europa comparativamente com Portugal. É a oportunidade do tecido empresarial enaltecer e disseminar a sua marca, reforçando assim o seu posicionamento no mercado europeu e mundial.

in Badaladas

Criado em 26 de Novembro de 2007

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